O que é um tradutor freelancer?

Como trabalha este profissional? Vale a pena contratá-lo?

Para compreender como este profissional trabalha, veja primeiramente uma descrição de cada uma das palavras que compõem o termo:

Tradutor – O tradutor é aquele profissional que, além de ter fluência em duas ou mais línguas, é um excelente escritor na língua para a qual o conteúdo está sendo traduzido. De forma geral, este profissional tem grande interesse e facilidade na busca de informações e termos específicos sobre os mais variados assuntos.

Freelancer – O profissional freelancer trabalha de forma autônoma, sem vínculos empregatícios, tendo como fonte de renda o desenvolvimento de projetos. É possível encontrar profissionais que trabalham como freelancers em diversas áreas como jornalismo, fotografia, design e tradução, dentre outras.

Unindo ambos os termos, chegamos ao conceito do tradutor freelancer: aquele profissional que atua na área de tradução prestando serviços específicos sob demanda. É importante salientar que o tradutor freelancer não é alguém que faz traduções como trabalho temporário. Ele é um tradutor profissional, com formação e experiência específicas nas áreas em que atua. Por não trabalhar como empregado em um período predeterminado, esse profissional tem grande flexibilidade quanto a horários de trabalho, prazos e atribuições.

Qual a formação de um tradutor freelancer?

Como a profissão de tradutor não é regulamentada no Brasil, não há uma formação padronizada para esses profissionais. Porém, muitos dos tradutores presentes no mercado têm algum tipo de formação superior voltada para a área de tradução: ou uma graduação em Letras ou Tradução ou uma pós-graduação em Tradução. Ao entrar em contato com um tradutor freelancer, procure informações sobre sua formação e experiência em meios profissionais como o LinkedIn ou no próprio site do tradutor.

Como cada profissional tem especializações específicas, é comum encontrar tradutores que trabalham apenas em uma ou duas áreas. Busque sempre tradutores especializados nas áreas relacionadas ao conteúdo que será traduzido. Isso poupa muito tempo seu e dos tradutores.

Além disso, em algumas ocasiões o tradutor freelancer também trabalha como preparador, revisor, intérprete ou escritor, de acordo, é claro, com sua formação e experiência.

Quando é vantajoso contratar um tradutor freelancer?

O tradutor freelancer pode ser contratado tanto para projetos avulsos, de curta ou longa duração, quanto para prestar serviços periódicos (semanais ou mensais, por exemplo).

Este profissional é capaz de trabalhar com um grande volume de trabalho, podendo entregar traduções consistentes e de alta qualidade. Apesar de não trabalhar dentro de uma empresa, como é o caso do tradutor interno, o tradutor freelancer pode ser apresentado à cultura empresarial de seu cliente, adaptando seu trabalho de acordo com as necessidades deste.

Como o tradutor freelancer é um profissional flexível, a comunicação pode acontecer de forma fácil e rápida, por e-mail, telefone ou até mesmo através de uma reunião presencial. Em muitos casos, as empresas preferem contratar tradutores freelancers em vez de agências de tradução, pois, como a distância entre o contratante e o profissional que realiza o trabalho é menor, é possível alinhar expectativas, abordar itens críticos da tradução com maior exatidão e até trocar ideias que sejam construtivas para o desenvolvimento do projeto.

Quando fechar um projeto com um tradutor, procure fornecer o máximo possível de informações que considerar pertinentes para a tradução, por exemplo: o público-alvo do texto, qual a finalidade do texto e o uso de termos específicos padronizados dentro de sua empresa. Isso otimiza o processo de tradução, fazendo com que o tradutor compreenda melhor o conteúdo e, consequentemente, entregue uma tradução que atenda às suas necessidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s